SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue52Psychology and science: black and indigenous protagonism in Covid-19An animal play, politics of imagination author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

SANTOS, Rafael Silva dos et al. Mobilização política em tempos de pandemia: a atuação do MST em foco. Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.52, pp. 814-831. ISSN 2175-1390.

O presente trabalho objetivou investigar as ações de mobilização política do MST no cenário da pandemia, a partir de seus meios de comunicação virtual, buscando destacar a finalidade e os atores a quem essas ações estão voltadas. O campo exploratório de produção de dados para a presente pesquisa tratou das principais mídias sociais utilizadas pelo MST: Youtube, Instagram, Twitter e o seu site próprio. Do processo de análise temática dos dados emergiram quatro categorias: ações de promoção e prevenção em saúde; ações de solidariedade; ações artísticas e culturais; e ações de enfrentamento e articulação política. Materializam-se os acúmulos praxiológicos do movimento nas novas estratégias de luta, como a unidade da classe trabalhadora para defesa de suas vidas, incorporando elementos simbólicos e identitários das lutas populares, contestação ao cenário de crise política atual, construção de saídas equânimes ancoradas na agroecologia, na perspectiva da solidariedade e de princípios e valores do socialismo.

Keywords : Psicologia e movimentos sociais; MST; Pandemia Covid-19; Mídias sociais; Mobilização política.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License