SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número53A análise crítica do discurso, um olhar para o protesto social em um diário colombianoKit gay: Mapeando controvérsias nas redes de uma ofensiva antigênero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

YANG, Jinfang  e  INIGUEZ-RUEDA, Lupicinio. Psicologia e construção da homossexualidade e lesbianismo. Aproximação ao caso da Psicologia na China. Rev. psicol. polít. [online]. 2022, vol.22, n.53, pp. 19-36. ISSN 2175-1390.

O objetivo do artigo é identificar as características do discurso sobre a homossexualidade masculina e o lesbianismo construído pela Psicologia na China, analisando artigos publicados entre 2012 e 2016. Realizou-se uma análise de conteúdo e uma análise argumentativa utilizando como corpus os artigos encontrados em uma revisão sistemática anterior. Descobrimos que a Psicologia da China construiu (a) uma população homossexual doente; (b) a hipersexualidade da população homossexual masculina; (c) estigmatização da homossexualidade; (d) a rejeição da existência da homossexualidade; (e) a invisibilidade do coletivo homossexual feminino. Portanto, concluímos que a psicologia chinesa mostra alguma homofobia, às vezes explícita. Do ponto de vista cultural, com este estudo discutimos que os discursos psicológicos chineses estão consolidando o papel prioritário da responsabilidade reprodutiva de homens e mulheres e aprofundando a invisibilidade da população lésbica e da população feminina em geral.

Palavras-chave : Psicologia social da ciência; Homossexualidade; Lesbianismo; Construção acadêmica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License