SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número53Bullying como categoria de análise da violência em contexto escolar: Efeitos epistemológicos e políticosNovíssimas direitas, pós-verdade e "estética da zoeira" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

MARTINS, Karina Oliveira. Desocupa já! Eu quero aula: Aspectos psicossociais que motivam o Movimento Desocupa. Rev. psicol. polít. [online]. 2022, vol.22, n.53, pp. 105-122. ISSN 2175-1390.

O movimento de ocupação de instituições de ensino em 2016 contrário à Proposta de Emenda Constitucional 241/55 foi um marco na história recente do país. Em reação a tal movimento veio o movimento "Desocupa", que apesar de pouca expressividade é um movimento relevante para entender a direita brasileira atual. Nesta pesquisa, tal movimento é interpretado por meio de análise documental de suas redes sociais. É apreendido aspectos psicossociais presentes na mobilização do movimento "Desocupa" a partir das categorias de Vida Cotidiana de Agnes Heller e Consciência Política de Salvador Sandoval. Identifica-se a defesa da particularidade, uma defesa simbólica do Eu e a presença da consciência cotidiana como algo central para o movimento, uma identidade política embrionária, uma meta coletiva bem definida e a crença na eficácia política do próprio movimento, valores, normas, expectativas próprias ao modo de produção capitalista e uma defesa de neutralidade política e pluralidade, entre outras questões.

Palavras-chave : Desocupação; Estudantes; Direita; Consciência Política; Vida Cotidiana.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License