SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número53Novíssimas direitas, pós-verdade e "estética da zoeira"Entendendo o Ministério da Cidadania em 2019: O discurso político por trás das práticas institucionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

VILANOVA, Felipe et al. Você é de direita? Efeitos preditivos do autoritarismo e do preconceito na autocategorização na direita. Rev. psicol. polít. [online]. 2022, vol.22, n.53, pp. 143-153. ISSN 2175-1390.

Cada vez mais pessoas têm se autocategorizado como parte da direita política no Brasil. Todavia, o aumento no número de membros da direita não foi acompanhado de um aumento de conhecimento acerca do que prediz a autocategorização na direita. Portanto, o objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos preditores de duas variáveis historicamente relacionadas à direita: O Autoritarismo de Direita (composto por Autoritarismo, Tradicionalismo, Submissão à Autoridade e Contestação à Autoridade) e o Preconceito Contra Diversidade Sexual e de Gênero (PDSG). Participaram do estudo 518 indivíduos com idades entre 18 e 79 anos (M=39,31; DP=17,93), 59,80% do gênero masculino. Foram conduzidas regressões logísticas binárias considerando a autocategorização na direita como variável dependente e os componentes do Autoritarismo de Direita e o PDSG como variáveis independentes. Concluiu-se que os componentes 'Tradicionalismo' e 'Autoritarismo' do Autoritarismo de Direita predizem significativamente a autocategorização investigada. Implicações do resultado são discutidas no artigo.

Palavras-chave : Direita; Autoritarismo; Preconceito; Autocategorização; Preditor.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License