SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número53¿Eres un derechista? Efectos predictivos del autoritarismo y prejuicio sobre la autocategorización de derechaInstrumentos y dinámicas de la acción pública en el territorio rural Campos de Cima da Serra índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

PRADO, Alyssa Magalhães  y  WACHELKE, João. Entendendo o Ministério da Cidadania em 2019: O discurso político por trás das práticas institucionais. Rev. psicol. polít. [online]. 2022, vol.22, n.53, pp. 154-170. ISSN 2175-1390.

O objetivo deste trabalho foi analisar conteúdos relacionados ao novo Ministério da Cidadania, das primeiras expectativas até o fim do seu primeiro ano de existência, em busca do entendimento sobre qual foram as construções discursivas produzidas por esse novo órgão brasileiro. A retomada das discussões teóricas sobre a cidadania, de conceitos mais tradicionais aos mais implicados na realidade brasileira, forneceram discussões essenciais. A Análise de Discurso Crítica e mais especificamente os estudos de Teun Van Dijk auxiliaram metodologicamente com os instrumentos para o tratamento dos materiais de análise: quatro notícias que trataram sobre práticas e falas do Ministério e seu ministro durante o seu primeiro ano de existência. Foi possível perceber o esvaziamento do termo, tão importante na nossa história, em prol de um uso historicamente dissociado das temáticas que envolveram as práticas institucionais.

Palabras clave : Discurso; Política; Cidadania; Psicologia; Direitos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License