SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número53Entendendo o Ministério da Cidadania em 2019: O discurso político por trás das práticas institucionaisAs políticas públicas na perspectiva de remanescentes de quilombos do Vale do Guaporé índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

HERNANDEZ, Aline Reis Calvo; BINKOWSKI, Patrícia  e  BOZIKI, Damiane Maria. Instrumentos e dinâmicas de ação pública no território rural Campos de Cima da Serra. Rev. psicol. polít. [online]. 2022, vol.22, n.53, pp. 171-182. ISSN 2175-1390.

O artigo objetiva analisar as Câmaras Temáticas (CTs) enquanto instrumentos de ação pública no Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Território Rural Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, Brasil. O estudo teve três etapas: análise de dados secundários, análise documental e diário de campo. Como resultados, se verificou que a CTs de Pecuária Familiar e de Agrofloresta se tornaram instrumentos de ação pública por serem espaços de construção coletiva direcionada à resolução de problemas socioambientais, por meio de trocas entre os atores locais, processos participativos, decisórios e de inclusão social. A pesquisa concluiu que as mudanças na cultura política no território rural e os novos arranjos institucionais entre atores policêntricos, não foram suficientes para gerar uma ação pública efetiva. Ao coexistirem práticas do modelo anterior, política de governo top-down, os novos mecanismos institucionais não se consolidam tão fortemente, apesar dos atores seguirem praticando os saberes/fazeres elaborados.

Palavras-chave : Câmaras temáticas; Desenvolvimento rural; Politícas de desenvolvimento territorial; Políticas públicas; Participação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License