SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número53Instrumentos e dinâmicas de ação pública no território rural Campos de Cima da SerraA Psicologia como práxis política? Limites e possibilidades para o compromisso social de nossa profissão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

BATISTA, Eraldo Carlos; FERREIRA, Guilherme Severo; CHAISE, Rodrigo Falcão  e  ROCHA, Kátia Bones. As políticas públicas na perspectiva de remanescentes de quilombos do Vale do Guaporé. Rev. psicol. polít. [online]. 2022, vol.22, n.53, pp. 183-199. ISSN 2175-1390.

Objetivou-se, com este estudo, identificar e compreender os sentidos produzidos por remanescentes de quilombos de comunidades do Vale do Guaporé sobre o contexto sociopolítico e psicossocial no qual vivem. Como estratégia metodológica, utilizou-se a abordagem qualitativa, sob a perspectiva da Psicologia Discursiva. Entrevistaram- se 10 remanescentes de quilombos membros de duas comunidades do Vale do Guaporé, no Estado de Rondônia. As informações foram analisadas conforme a técnica de Análise do Discurso, a partir da identificação de três repertórios interpretativos: (a) políticas agrárias e territórios em disputa: "Aqui a gente vive sob pressão"; (b) políticas educacionais: descontinuidades, precariedade e distanciamento; e (c) políticas de saúde e falta de investimento. Há uma percepção coletiva entre os participantes de desânimo frente aos conflitos territoriais e à falta de investimento em políticas públicas de saúde e educação. Ademais, o distanciamento entre profissionais que atendem as comunidades e a cultura local é compreendido como um impedimento à qualidade dos serviços.

Palavras-chave : Remanescentes de Quilombos; Vale do Guaporé; Produção de Sentidos; Psicologia Discursiva; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License