SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue53Public policies from the perspective of people remaining from quilombos of Guaporé ValleyThe personal and the political conceptual production in career guidance and counseling author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

VOSGERAU, Matheus Henrique  and  ROSSLER, João Henrique. A Psicologia como práxis política? Limites e possibilidades para o compromisso social de nossa profissão. Rev. psicol. polít. [online]. 2022, vol.22, n.53, pp. 200-214. ISSN 2175-1390.

A Psicologia brasileira possui sua história profundamente relacionada com o desenvolvimento do Estado brasileiro e compreender os momentos de ambos participantes dessa relação fornece bases para interpretação de como a Psicologia tem se portado politicamente como ciência e profissão. Repassando momento centrais da formação e manutenção do Estado moderno brasileiro, a partir das bases de sua formação socioeconômica dependente, propomos, com o artigo, revisar momentos históricos importantes da relação entre a Psicologia e o Estado. O intuito é propor a categoria de práxis política como instrumento conceitual de interpretação e superação do conceito de compromisso social, fortemente presente no discurso da Psicologia, seja a partir das práticas ou de suas teorias.

Keywords : Psicologia Social; Política; História da Psicologia; Estado Brasileiro; Marxismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License