SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número53As políticas públicas na perspectiva de remanescentes de quilombos do Vale do GuaporéO pessoal e o político na produção conceitual em orientação profissional e de carreira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

VOSGERAU, Matheus Henrique  e  ROSSLER, João Henrique. A Psicologia como práxis política? Limites e possibilidades para o compromisso social de nossa profissão. Rev. psicol. polít. [online]. 2022, vol.22, n.53, pp. 200-214. ISSN 2175-1390.

A Psicologia brasileira possui sua história profundamente relacionada com o desenvolvimento do Estado brasileiro e compreender os momentos de ambos participantes dessa relação fornece bases para interpretação de como a Psicologia tem se portado politicamente como ciência e profissão. Repassando momento centrais da formação e manutenção do Estado moderno brasileiro, a partir das bases de sua formação socioeconômica dependente, propomos, com o artigo, revisar momentos históricos importantes da relação entre a Psicologia e o Estado. O intuito é propor a categoria de práxis política como instrumento conceitual de interpretação e superação do conceito de compromisso social, fortemente presente no discurso da Psicologia, seja a partir das práticas ou de suas teorias.

Palavras-chave : Psicologia Social; Política; História da Psicologia; Estado Brasileiro; Marxismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License