SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número53O pessoal e o político na produção conceitual em orientação profissional e de carreiraOs desafios da psicologia social e política na busca pela paz: Um relato pessoal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

ALVES, Lucas de Oliveira; BLOSS, Gerusa Morgana; ZANELLA, Andrea Vieira  e  MARSILLAC, Ana Lúcia Mandelli. Arte contemporânea na cidade: Tensionamentos e estranhamentos na obra "trouxas ensanguentadas" de Artur Barrio. Rev. psicol. polít. [online]. 2022, vol.22, n.53, pp. 232-245. ISSN 2175-1390.

Esse artigo visa analisar alguns efeitos da obra "Trouxas Ensanguentadas" realizada pelo artista Artur Barrio. Partindo de articulações e conceitos de teóricos que estabelecem uma interlocução entre arte, política e subjetividade, como Didi-Huberman, Walter Benjamin e Jacques Rancière, nos propomos a refletir sobre a arte contemporânea em alguns aspectos históricos e políticos. Na sequência, nos detemos aos tensionamentos e estranhamentos que a obra de Barrio, produzida de maneira disruptiva e pouco convencional no contexto da cidade, provoca nas subjetividades e nos corpos - corpos dos sujeitos e corpos políticos.

Palavras-chave : Arte; Cidade; Contemporâneo; Estranho; Político.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License