SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número54O direito à convivência comunitária nos serviços de acolhimento institucional: um estudo documentalAs ruas e provocações à transcendência: espiritualidade na produção imanente de comuns índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

CABRAL, Daniel Welton Arruda; BOMFIM, Zulmira Aúrea Cruz  e  SOUSA, Luiz Lacerda. O direito à convivência comunitária nos serviços de acolhimento institucional: um estudo documental. Rev. psicol. polít. [online]. 2022, vol.22, n.54, pp. 312-329. ISSN 2175-1390.

O objetivo deste estudo foi analisar a inter-relação dos processos de participação comunitária da Prainha do Canto Verde com a relação afetiva pessoa-ambiente. O estudo foi realizado em uma comunidade praiana cearense e investigou dois grupos de sujeitos: participantes e não participantes de ações comunitárias. Utilizamos como ferramenta metodológica o Instrumento Gerador de Mapas Afetivos (IGMA), por seu viés mediador da investigação afetiva pessoa-ambiente. O IGMA classifica os afetos ambientais em cinco categorias: Pertencimento, Agradabilidade, Contraste, Insegurança e Destruição. Os participantes de ação comunitária apresentaram índices mais significativos de Pertencimento, menos significativos de Contraste, e nulos de Insegurança e Destruição. A Agradabilidade encontrou um alto índice entre os dois grupos. O estudo revelou uma intensa participação social na região, que se mostrou correlacionada à coesão social e ao pertencimento comunitário e capaz de promover conquistas ambientais e econômicas.

Palavras-chave : Psicologia ambiental; Comunidade; Participação; Mapas afetivos; Estudos pessoa-ambiente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License