SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número54Resistências na vida comezinha: sentidos do #elenao e #elenuncaMídias sociais e relações de apoio: redes da imigração haitiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

ADRIAO, Karla Galvão  e  SILVEIRA, Paloma. Linguagem, poder, gênero e subjetividades na interface com teorias feministas. Rev. psicol. polít. [online]. 2022, vol.22, n.54, pp. 363-377. ISSN 2175-1390.

Este ensaio reflete sobre como as noções de linguagem, poder, gênero e subjetividades, dialogam entre si, tomando como base epistemológica para este debate, a perspectiva teórica feminista pós-estrutural (Haraway, 1995; Scott, 2002), em sua inflexão com as propostas feministas negra (Gonzaléz, 2018); e descolonial (Lugones, 2014; Rivera Cusicanchi, 2010). Discutiremos a partir de duas cenas que atuam enquanto "eventos discursivos" (Beaugrande, 1997). O primeiro trata de uma evocação, em um encontro entre uma das pesquisadoras e uma criança, ao sistema-sexo/gênero e às ciladas discursivas que atravessam corpos e subjetividades. A segunda, descreve o encontro entre duas jovens mulheres brancas de classe média, sobre questões de aborto provocado, desnudando tensões entre igualdade e diferença e o campo dos direitos reprodutivos. Nas duas cenas as provocações se estabelecem, trazendo a centralidade da linguagem e do poder em relação com questões de raça, classe e gênero para as construções subjetivas.

Palavras-chave : Teorias feministas pós-estruturais; Linguagem; Feminismo negro; Descolonialidades; Subjetividades.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License