SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número54Mulheres lideranças comunitárias e a luta quilombolaAnálise da crise política no Brasil de 2013 a 2018: uma perspectiva psicossociológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

PAULA, Leonardo Régis de  e  RODRIGUES, Luciana. Raça e racismo: histórias ficcionais de corpos negros na universidade. Rev. psicol. polít. [online]. 2022, vol.22, n.54, pp. 414-430. ISSN 2175-1390.

A imagem do corpo negro, como protagonista no espaço universitário, tem se tornado mais frequente no decorrer dos últimos anos. Conquista que ocorreu a partir das lutas marcadas pela coletividade e ancestralidade que atravessam o Movimento Negro Brasileiro. Contudo, a trajetória da corporalidade negra na universidade, também, tem sido marcada por experiências cotidianas de racismo. Nesse sentido, com o objetivo de discutir a interface raça e racismo no universo acadêmico, deslocamos a experiência do racismo para o terreno das narrativas ficcionais situando-as no campo das problematizações - campo que assumimos como método para desnaturalizar campos do saber hegemônicos ligados a colonialidade e aos sistemas de dominação, como a supremacia branca, que operam sobre nossos corpos negros. Assim, narrar, como ferramenta analítica, assume o lugar da produção de resistência em nossa escrita. É a através delas que buscamos afirmar a importância das práticas antirracistas, também, no âmbito da universidade.

Palavras-chave : Raça; Racismo; Ficção; Psicologia Social; Universidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License