SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número55Mulheres em situação de pobreza nos contextos do Programa Bolsa Família e da vida nas ruas"Crime sem vítimas?" Um estudo sobre corrupção, vitimização e crenças no mundo justo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

DIMENSTEIN, Magda et al. Programa Bolsa Família e a dinâmica de famílias quilombolas. Rev. psicol. polít. [online]. 2022, vol.22, n.55, pp. 554-572. ISSN 2175-1390.

Objetiva-se discutir os efeitos do Programa Bolsa Família na dinâmica familiar e na gestão do cotidiano de mulheres beneficiárias e moradoras de duas comunidades quilombolas rurais do nordeste brasileiro. Entrevistou-se 72 mulheres por questionário sociodemográfico e entrevistas semiestruturadas. Há centralidade das mulheres como elemento organizador do cotidiano e responsável pelo estabelecimento de vínculos intergeracionais, como também elo agregador das comunidades na medida em que fazem a ponte entre o mundo doméstico e o comunitário. Observa-se a reprodução dos lugares tradicionais de gênero relacionados ao cuidado e à manutenção de desigualdades quanto à divisão de tarefas e tomada de decisão no interior das famílias, com sobrecarga para as mulheres. Nota-se interferências do BF nas dinâmicas familiares em três dimensões: relações conjugais, maternidade e cuidado dos filhos e relações comunitárias. Efeitos de autonomia e aumento no poder decisório podem ser sentidos, os quais rebatem em práticas de resistência e subversão no cotidiano.

Palavras-chave : Mulheres; Quilombola; Dinâmica familiar; Gênero; Rural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License