SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número55Programa Bolsa Família e a dinâmica de famílias quilombolasMovimentos migratórios no Brasil: desafios para as políticas públicas de saúde e assistência social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

GABRIEL, Ana Carolina Romanow  e  MODESTO, João Gabriel. "Crime sem vítimas?" Um estudo sobre corrupção, vitimização e crenças no mundo justo. Rev. psicol. polít. [online]. 2022, vol.22, n.55, pp. 573-586. ISSN 2175-1390.

A corrupção se configura como um importante problema no Brasil, embora seja entendido como um "crime sem vítimas". Frente à importância do tema, o presente estudo buscou avaliar a influência da categoria social de uma vítima de corrupção na relação entre crenças no mundo justo e intenção de corrupção. A amostra foi composta por 127 estudantes universitários de cursos relacionados às áreas de gestão e negócios. Os participantes responderam a medidas de CMJ, intenção de corrupção e informaram dados sociodemográficos. Verificou-se que, quando uma vítima de corrupção é alguém distante do indivíduo, a intenção de corrupção é maior se comparado a uma condição em que a vítima é próxima. Adicionalmente, verificou-se que o efeito da CMJ na corrupção foi restrito quando da avaliação de uma vítima próxima. Os resultados indicam a importância de articular variáveis grupais (distância social) e pessoais (CMJ) no estudo da corrupção.

Palavras-chave : Corrupção; Crenças no Mundo Justo; Distância Social; Vitimização; Modelo Analítico da Corrupção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License