SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número55¿Crimen sin víctimas?" Un estudio sobre corrupción, victimización y creencias en el mundo justoLos pueblos indígenas y la lucha por los derechos garantizados en Piauí, Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

HILLESHEIM, Betina et al. Movimentos migratórios no Brasil: desafios para as políticas públicas de saúde e assistência social. Rev. psicol. polít. [online]. 2022, vol.22, n.55, pp. 587-601. ISSN 2175-1390.

Este artigo aborda as relações entre migração, saúde e assistência social no Brasil. A problematização dessas questões salienta a forma como o Brasil coloca-se diante das novas ondas migratórias, bem como evidencia os desafios das políticas públicas brasileiras em relação ao acolhimento e ao acompanhamento dos(as) imigrantes no país. Através da revisão bibliográfica e documental, considerando as legislações que normatizam as migrações e o acesso às políticas públicas, busca-se tensionar as ações previstas nas leis e o panorama no qual se encontram os(as) imigrantes. O crescente fluxo de migrações, globalmente, destaca a necessidade de promoção do acesso às políticas públicas que contemplam os(as) migrantes, conforme ressaltam as discussões internacionais. Assim, no limite, a migração vem se constituindo como um determinante às políticas e às estratégias de saúde e de assistência social, especialmente nos países de acolhimento, consequentemente, no Brasil.

Palabras clave : Migrações; Políticas Públicas; Saúde; Assistência Social; Brasil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License