SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número55Povos indígenas e luta por garantia de direitos no Piauí, BrasilMedidas socioeducativas em meio aberto: apontamentos oriundos de uma revisão narrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

PEREZ, Beatriz Corsino; MENDES, Juliana Thimóteo Nazareno  e  LIBARDI, Suzana Santos. Participação de crianças e adolescentes no conselho de direitos: construindo caminhos possíveis. Rev. psicol. polít. [online]. 2022, vol.22, n.55, pp. 622-636. ISSN 2175-1390.

Neste artigo, buscamos refletir sobre como a participação de crianças e adolescentes vem sendo incorporada por um Conselho Municipal de Direitos, no interior do estado do Rio de Janeiro. Relatamos a nossa experiência como conselheiras de direitos, de 2012 a 2018, e como coordenadoras de um projeto de extensão desenvolvido em 2016 e 2017, que buscou criar um espaço de fala para crianças e adolescentes e sensibilizar profissionais sobre esta temática. Realizamos oficinas com 60 crianças, 25 adolescentes, e 20 profissionais que atuavam na rede socioassistencial. Observamos que os sujeitos das gerações mais novas continuam sendo tratados pelo Conselho, bem como pelos projetos cofinanciados pelo Fundo Municipal, de forma objetificada e pouco participativa. As noções de controle e disciplinamento social são intrínsecas à abordagem assistencialista adotada. Ao final, o artigo apresenta as perspectivas de crianças e adolescentes sobre suas realidades e algumas possibilidades de inserção de sua participação no Conselho.

Palavras-chave : Infância; Adolescência; Participação; Conselhos de Direitos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License