SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número55Operadores linguísticos das relações de poder no cuidado às pessoas com deficiênciaPsicologia cisgênera: notas sobre uma patologização cordial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

MASCARELLO, Fernando  e  WEINMANN, Amadeu de Oliveira. A feminização do homem hétero em eXistenZ, de David Cronenberg. Rev. psicol. polít. [online]. 2022, vol.22, n.55, pp. 700-718. ISSN 2175-1390.

Este artigo propõe uma revisitação analítica ao filme eXistenZ (1999), de David Cronenberg, focalizando um de seus temas centrais, mas pouco explorado por sua fortuna crítica: a feminização do homem no espaço das práticas eróticas heterossexuais. O tema se articula no filme, em nosso entendimento, por meio de suas figurações alegóricas da erotização anal do homem e dos erotismos tântrico e taoista. Nossa abordagem exploratória tem o duplo caráter metodológico de interpretação fílmica e escuta psicanalítica, construindo-se nas interfaces entre os campos da psicanálise e dos estudos de cinema. Ela se ampara também em conceitual dos campos dos estudos dos homens e das masculinidades, feministas e queer, e, para fins de descrição do objeto, em subsídios buscados nos emergentes estudos acadêmicos tântricos e taoístas. Em psicanálise, mobilizamos conceitual antifalocêntrico de formulação recente por autores como Jacques André, Gerald I. Fogel, Silvia Bleichmar e Monique Schneider.

Palavras-chave : Psicanálise; Masculinidades; David Cronenberg; Tantra; Taoísmo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License