SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número55Capital-trabalho-educação: criatividade, habilidades socioemocionais e (con)formação do sujeito empreendedor de si mesmoCuidado e questões de gênero: invisibilidade, paternalismo, autossacrifício e a crise de cuidados. Entrevista com Ilze Zirbel índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

RAITZ, Tania Regina; CORTI, Franciele  e  ALEXANDRINO, Tarsilla Noemi Bertoli. Identidade(s) em movimento: ações coletivas e multiplicidade nas trajetórias juvenis. Rev. psicol. polít. [online]. 2022, vol.22, n.55, pp. 750-762. ISSN 2175-1390.

Este texto trata de um ensaio teórico que busca discutir questões relativas ao conceito de identidade ou identidade(s), na perspectiva de alguns autores da Sociologia e da Psicologia Social Crítica, direcionando às ações coletivas e trajetórias juvenis. As elaborações sobre identidade têm como contribuição principal essencial a obra de Alberto Melucci (2006), compondo um esquadrinhamento teórico referencial no estudo realizado. Ao refletirmos sobre a identidade em movimento e a multiplicidade nas trajetórias juvenis percebemos por meio da literatura especializada e analisada que não podemos negar os contextos múltiplos que lançam mão os jovens para tomar as suas decisões e estratégias escolares e laborais. As trajetórias juvenis se apresentam oscilantes, não-lineares, caracterizadas por rupturas, uma série de transformações e rearranjos vividos, assim como a própria constituição das identidades(s). Os jovens vivem situações de experimentação em suas trajetórias pessoais e profissionais num movimento que se apresenta circulante, fluído e incerto.

Palavras-chave : Identidade(s); Ações coletivas; Trajetórias juvenis.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License