SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5Segredos para além da almaDesejo em Descartes: Vontade, erro e generosidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cógito

versão impressa ISSN 1519-9479

Resumo

RODRIGUEZ, Vanessa Brasil Campos. A trajetória da imagem cinematográfica.: Do simbólico ao sinistro. Cogito [online]. 2003, vol.5, pp. 61-67. ISSN 1519-9479.

A nossa trajetória através da imagem cinematográfica percorre um caminho que tem início no cinema clássico, um sistema de representação onde o sexo e a morte são significados através do gesto simbólico. No período maneirista, estes elementos são diluídos nos artifícios da representação, convertendo-se em miragem imaginária. E, finalmente, no cinema pós-clássico o sexo, a morte e a violência são exibidos de maneira nua e crua. O corpo se transforma assim em objeto de uma constante profanação visual dando asas ao gozo escópico. Não há limites, tudo é possível, tudo pode ser visto, não há lugar para a intimidade, para um espaço sagrado no corpo humano. É o império da transparência e do Real como sinistro.

Palavras-chave : Estética da subjetivação; Análise cinematográfica; Real imaginário e simbólico; Pulsão escópica.

        · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License