SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6Psicanálise e convênio: uma parceria possível?A(s) psicanálise(s)... obedientes ou criativas? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cógito

Print version ISSN 1519-9479

Abstract

MONTEIRO, Marli Piva. O admirável mundo novo, o abominável cliente novo e o improvável analista novo. Cogito [online]. 2004, vol.6, pp. 99-103. ISSN 1519-9479.

As novas exigências em todos os setores da vida moderna propõem uma forma sedutora de tratar clientes para mantê-los fiéis pelo maior tempo possível. Mas este cliente procura excelência, rapidez, preço mais conveniente e grande disponibilidade de atendimento com opção como delivery análise ou análise por e- mail. O novo analista, disputando o mercado selvagem se credenciará ao ISO 9004. A análise, por seu turno, encurtada, simplificada, subvencionada a preços aviltantes seria transformada em “brie-a brac” ou em Terapia do tipo “fait pour vous”. Ainda haverá espaço para os jurássicos conceitos de “constituição do sujeito”, “transferência”, “desejo” e “falta” ? A pergunta que se impõe no momento dirige-se não ao analista, mas é dele que parte e se dirige à análise “Che vuoi ?

Keywords : Sujeito; Cyber cliente; 3º sujeito; Transferência; Analista.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License