SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6Instituição: Recortes de uma históriaAdoecimento psíquico em mulheres portadoras do vírus HIV: um desafio para a clínica contemporânea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cógito

versão impressa ISSN 1519-9479

Resumo

CARDOSO, Viviane Gambogi. Os im-passes na instituição psicanalítica. Cogito [online]. 2004, vol.6, pp. 133-135. ISSN 1519-9479.

A autora aborda o tema sobre a transmissão da psicanálise e a formação do analista, o qual tem nos instigado bastante ultimamente devido ás intensas discussões impostas pelas tentativas de regulamentação da psicanálise. O trabalho é resultado de um estudo em cartel sobre o mesmo tema. A partir do texto de Lacan “Proposição de 9 de outubro de 1967”, propôs-se pensar sobre a estrutura de uma instituição psicanalítica e seus impasses. Lacan discute nesse texto a proposta do passe com a finalidade de teorizar sobre o surgimento de um analista na lógica do final de análise. Após Freud, houve uma padronização da análise, assim como uma burocratização da instituição psicanalítica, o que poupou o trabalho de lidar com o real. No lugar de um rigor teórico, criou-se regras cada vez mais rígidas, padrões pré- estabelecidos, que longe de fazer surgir o sujeito do inconsciente, o fazia sumir, ou ainda, consumir, consumir tempo, dinheiro... Lacan, em sua “Nota italiana”, diz que o final de análise é marcado por um saber no real, que “ não é nada fácil, pois é preciso inventá-lo, ou seja, fazer ali algo com.

Palavras-chave : Transmissão; Formação; Real; Passe.

        · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License