SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Um suicídio altruísta ou um homicídio egoísta?O serial killer com herói da pós-modernidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cógito

versão impressa ISSN 1519-9479

Resumo

ARAUJO, José Antônio. Beleza americana: o mito do sonho americano. Cogito [online]. 2006, vol.7, pp. 65-69. ISSN 1519-9479.

Filme que retrata a vida e a destruição de uma família da classe média americana, através da narrativa feita pelo seu personagem central, Lester Bunham, marido da estereotipada mulher, Carolyn, e pai de uma filha única adolescente. Carolyn representa a frivolidade da sua existência cultivando uma imagem onde o lema que ela adota do seu ídolo, o "Rei dos Imóveis", é: "Para ter sucesso, deve-se projetar uma imagem de sucesso o tempo todo". Além disso, Carolyn cultivava em seu jardim, a rosa que dá o título do filme, rosa a qual não tem espinho nem cheiro, uma perfeita metáfora sobre o vazio do americano comum. Lester desperta a sua subjetividade, decide virar a mesa, joga tudo para o alto e muda radicalmente de vida. Só que o faz desajeitadamente. Todos desejam matá-lo e isso, já prenunciado pelo mesmo nas primeiras cenas, acontece no final. É a queda do mito do sonho americano, do "american way of life"

Palavras-chave : Sonho American; Mitos; Sucesso; Simulacro; Destruição.

        · texto em Português

 

Creative Commons License