SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9A arte do encontro: leitor e personagemNabokov, leitor de Joyce índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cógito

versão impressa ISSN 1519-9479

Resumo

LIMA, Denise Maria de Oliveira. Tristam Shandy: um estilo a se considerar para o diálogo entre literatura e psicanálise. Cogito [online]. 2008, vol.9, pp. 52-56. ISSN 1519-9479.

Neste trabalho proponho apresentar as elaborações teóricas de Sérgio Paulo Rouanet sobre o estilo shandiano, forma literária usada por Stern, Diderot, Xavier de Maistre, Almeida Garrett e Machado de Assis, apresentadas em seu livro Riso e melancolia. Ao indicar, sucintamente, as quatro características da forma shandiana - hipertrofia da subjetividade do autor, digressividade e fragmentação, subjetivação do tempo e do espaço e interpenetração do riso e da melancolia - pretendo fazer uma aproximação entre a literatura e a psicanálise, apontando um possível diálogo entre as duas.

Palavras-chave : Subjetividade; Fragmentação; Digressão; Subjetivação do tempo e do espaço; Riso; Melancolia; Associação livre; Inconsciente; Literatura.

        · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License