SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Os enigmas da criminalidade à luz da psicanáliseNovos desafios para a psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cógito

versão impressa ISSN 1519-9479

Resumo

COELHO, Maria Thereza Ávila Dantas. A criminalidade na perversão: de Sade à AIDS . Cogito [online]. 2012, vol.13, pp. 22-26. ISSN 1519-9479.

O objetivo deste trabalho é refletir sobre a presença do pensamento sadiano em nossa atualidade, em suas conexões com a criminalidade, a AIDS e a perversão. Para tanto, toma como roteiro o livro de Sade intitulado A filosofia na alcova. Inicialmente, discorre sobre a abolição sadiana da diferença entre a vida e a morte, a destruição e a construção, fazendo aproximações com o mecanismo psíquico da recusa na perversão. Num segundo momento, discute a posição de Sade de combate ao amor e à obediência às normas sociais, e explora a nova versão do pai na perversão, atrelada a uma nova lei que garanta a liberdade universal e irrestrita de gozo sexual. Feito isso, tece considerações sobre a criminalidade no âmbito da perversão, a partir de suas relações com o texto sadiano e com as fantasias sádicas construídas em torno da AIDS.

Palavras-chave : crime; perversão; Sade; AIDS; psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )