SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Novos desafios para a psicanáliseExternalismo, linguagem privada e os chistes como formação do inconsciente na teoria psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cógito

versão impressa ISSN 1519-9479

Resumo

JUNIOR, Cristóvão de Melo Goes. A importância da psicologia criminal na investigação policial. Cogito [online]. 2012, vol.13, pp. 32-40. ISSN 1519-9479.

Investigações Criminais realizadas pela Polícia e veiculadas pelos meios de comunicação nos colocam perante crimes considerados inacreditáveis pela carga de crueldade aplicada pelo criminoso a sua vítima. Tais crimes e criminosos merecem uma atenção especial porque, na maioria das vezes, são cometidos por portadores de transtornos mentais. Por isso, deve o Investigador de Polícia utilizar vários instrumentos e técnicas dispostos pela legislação penal que têm por fim apontar como o crime foi cometido, quais os instrumentos e métodos utilizados pelo criminoso; análise do local, a assinatura deixada; o perfil e o comportamento da vítima.

Palavras-chave : Investigação Policial; Portadores de Transtornos Mentais; Crimes Cruéis; Técnicas de Investigação Policial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )