SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13A importância da psicologia criminal na investigação policialKairós - fragmentos de uma viagem ao caos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cógito

versão impressa ISSN 1519-9479

Resumo

DIAMANTINO, Rui Maia. Externalismo, linguagem privada e os chistes como formação do inconsciente na teoria psicanalítica. Cogito [online]. 2012, vol.13, pp. 41-46. ISSN 1519-9479.

Neste texto, busca-se estabelecer um diálogo com o Externalismo como exposto nos artigos “O significado de ‘significado’”, de Putnam, publicado em 1986, “Mente, mundo e autoconhecimento: uma apresentação do externalismo”, de Silva Filho, “Normatividade e linguagem privada”, de Machado, ambos publicados em 2007. Tenta-se articular a linguagem privada e a linguagem pública com a teoria psicanalítica dos chistes, abordada por Freud no seu artigo “Os chistes e sua relação com o inconsciente”. A proposição feita é no sentido de entender o que efetivamente se pode conceber por linguagem pública e privada e interrogar os limites que tais conceitos, advindos do Externalismo, apresentam ante a fenomenologia do inconsciente, cuja noção de ser estruturado como uma linguagem, estabelecida por Lacan, traz em si mesma um contraponto ao Externalismo, já que o inconsciente designa uma concepção de “mente” e “subjetividade” no âmbito estritamente privado, um “saber não sabido” de que só o sujeito do inconsciente pode vir a saber através da transferência psicanalítica.

Palavras-chave : externalismo; psicanálise; chistes; subjetividade; linguagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )