SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Externalismo, linguagem privada e os chistes como formação do inconsciente na teoria psicanalíticaO papel da droga para o sujeito no mal-estar da civilização atual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cógito

versión impresa ISSN 1519-9479

Resumen

MARTINS, Maria Lúcia. Kairós - fragmentos de uma viagem ao caos. Cogito [online]. 2012, vol.13, pp. 47-52. ISSN 1519-9479.

À luz de Kairós, objetiva-se uma hipótese de representação da travessia psicanalítica, colocando, primeiramente, uma posição para a psicanálise atual, a nosso ver, ponto de interseção entre ética, contingência, política e poesia. A rota dessa travessia parte do saber implícito (temporal e intersubjetivo) e segue com imagens do fractal, conjunto de relações matemáticas de formas irregulares infinitamente complexas e belas, também definida como uma travessia para o Caos; deste, surge a necessidade de nova direção da cura, que, através de noções de O Princípio da Incerteza, de Heinsenberg, pode chegar à última estação (provisória) da travessia em causa.

Palabras clave : saber implícito; travessia psicanalítica; fractal; caos; representação.

        · resumen en Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )