SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13The role of drugs for a discontent subject in today’s civilizationRead on my t-shirt author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cógito

Print version ISSN 1519-9479

Abstract

ARAUJO, Ricardo Henrique  and  ANDRADE, Joice Cavalcante. O tabu dos povos primitivos e o estigma das sociedades atuais: as duas faces de um mesmo fenômeno psicanalítico e sociológico. Cogito [online]. 2012, vol.13, pp. 58-62. ISSN 1519-9479.

O tabu, evidenciados pelos escritos de Freud, está instituído na humanidade desde as organizações comunitárias primitivas. No intuito de promover a interdição de desejos que poderiam levar a uma dissolução da organização de um povo, o tabu era imposto através de símbolos, a exemplo do Totem, representante do que é considerado o primórdio de um constructo semelhante ao que hoje entendemos como religião. Em estudos mais recentes, o tema do tabu passou a ser descrito como “estigma social” e se reporta a assuntos reprovados pelos representantes da sociedade civilizada, por exemplo, os transtornos mentais graves. Assim, evidencia-se que este mecanismo social dito de proteção, porém com potencial de gerar danos à liberdade e a outros direitos dos indivíduos, transpassa os diversos povos e tempos da humanidade e persiste nos dias atuais.

Keywords : Totem; tabu; estigma social; transtorno mental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )