SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14O segredo dos seus olhos: uma narrativa em caleidoscópioQuando o lobo e o cordeiro perdem a pele: a psicanálise na escuta da pedofilia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cógito

versão impressa ISSN 1519-9479

Resumo

COELHO, Maria Thereza Ávila Dantas  e  RAPHAEL, Jackeline Kruschewsky Duarte. Psicanálise e educação: considerações acerca do mestre e da mestria. Cogito [online]. 2013, vol.14, pp. 20-23. ISSN 1519-9479.

A interlocução entre a psicanálise e a educação possibilita o enriquecimento da seguinte questão: o que leva um professor à posição de mestre? O clássico do cinema Ao mestre, com carinho aborda a relação professor-aluno como um dos elementos principais da educação. No filme, a recusa inicial em aprender foi sendo gradativamente substituída pelo desejo de saber. Neste trabalho, tomamos esse deslocamento como motor de reflexão acerca da transferência no contexto da educação, concluindo pela importância de considerarmos o mestre em sua dimensão significante, e a mestria como uma função não redutível ao discurso do mestre.

Palavras-chave : psicanálise; cinema; educação; transferência; mestre.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )