SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14Cama de gato: uma ficção do desejo para além do synthome?O entardecer das paixões índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cógito

versão impressa ISSN 1519-9479

Resumo

ALMEIDA, Angela Maria Menezes de. Um olhar psicanalítico sobre o universo feminino no filme 'Colcha de retalhos' . Cogito [online]. 2013, vol.14, pp. 35-42. ISSN 1519-9479.

Este estudo parte da análise do filme americano, Colcha de Retalhos, do Diretor Jocelyn Moorhouse, como veículo instigador de um processo de reflexão sobre o universo feminino. A partir de um enfoque psicanalítico, algumas cenas do filme são destacadas na tentativa de se buscar um entrelaçamento de conceitos abordados por esta teoria e o processo de constituição da subjetividade de cada mulher, em especial. Traz, também, à reflexão, as dimensões éticas e estéticas, a partir da configuração de um modo de trabalho denominado patchwork, que se mostra como espaço facilitador do processo de subjetivação.

Palavras-chave : psicanálise; cinema; constituição da feminilidade; alienação e separação; masoquismo; sublimação; estética criadora.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )