SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14Amor? Filme de João Jardim. Algumas reflexõesSuicídio assistido mar adentro... índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cógito

versão impressa ISSN 1519-9479

Resumo

TEOFILO, Anna Mayra Araújo. Direito, psicanálise e a erotomania em Bem-me-quer, malmequer. Cogito [online]. 2013, vol.14, pp. 63-68. ISSN 1519-9479.

A junção do Direito e da Psicanálise é um importante fenômeno vivenciado no contexto brasileiro atual, não apenas por promover uma nova compreensão no entendimento da Teoria e Prática Jurídica, como também por defender uma interdisciplinaridade imprescindível entre o Direito e as outras disciplinas. O estudo realizado neste trabalho tem como intuito um foco na interface entre o Direito e a Psicanálise, ao abordar os fenômenos jurídicos intrínsecos na realidade erotomaníaca trazida no filme Bem-me-quer, Malmequer. A conclusão sugerida é que o direito nada mais é que a atitude de realizar o que é certo entre as pessoas, mas que, querendo ou não, é envolto em uma forma arbitrária de poder (das minorias), fundamentada na racionalidade que frustra sonhos, desejos, aspirações e, mais do que isso, exclui, por rotulações, os ditos loucos sem que, muitas vezes, eles tenham a oportunidade de demonstrar sua versão, ao menos em quarenta minutos (tempo da narrativa de Angelique).

Palavras-chave : cinema; psicanálise; direito; erotomania.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )