SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Críticas y apoyos hacia la responsabilidad social de la empresa: una aproximación etnográfica desde la vivencia del trabajador y una propuesta metodológica cualitativaLa utilización de pruebas psicométricas: ¿un absurdo en una est? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Universitas Psychologica

versión impresa ISSN 1657-9267

Resumen

CIMBALISTA, Silmara. Sofrimento: o sentido adverso das condições de trabalho sob o sistema de produção flexível. Univ. Psychol. [online]. 2007, vol.6, n.1, pp. 69-78. ISSN 1657-9267.

Este artigo relata a visão, a consciência e a tolerância de trabalhadores na sobrevivência diária de seu trabalho nas empresas. Pretende-se, portanto, explanar sobre alguns tipos de sofrimento vividos por trabalhadores, na sua maioria ocupando postos de trabalho em chão de fábrica, em montadoras de veículos e indústria de autopeças, localizadas na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). As informações e os relatos aqui descritos derivam das entrevistas realizadas para fins de elaboração de tese de doutoramento da autora. Apesar da dificuldade de pesquisador em se abster de sentimento diante dos relatos ouvidos nas entrevistas com os trabalhadores, conseguiu-se interpretá-los a guisa do conhecimento de estudiosos da sociologia do trabalho e do comportamento organizacional.

Palabras clave : Adversidade; Psicologia do trabalho; Flexibilidade no trabalho; Sofrimento; Indústria automobilística.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License