SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número3Funcionamiento metacognitivo de estudiantes universitarios durante la escritura de reseñas analíticasConstrucción de un instrumento de preferencias vocacionales para la carrera de ingeniería: el inventario IPVI índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Universitas Psychologica

versión impresa ISSN 1657-9267

Resumen

JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo. Escala de estratégias metacognitivas de leitura para universitários brasileiros: estudo de validade divergente. Univ. Psychol. [online]. 2007, vol.6, n.3, pp. 507-522. ISSN 1657-9267.

O estudo visou identificar relações entre solução de problemas e uso de estratégias metacognitivas de leitura. Participaram 262 universitários entre 16 e 53 anos, de diferentes cursos, sendo 79% mulheres. Os instrumentos foram aplicados coletivamente. As estratégias, após a leitura, apresentaram correlações significativas com o desempenho no pós-teste do GfRI (Avaliação Dinâmica da Inteligência Fluida). Houve correlações significativas e baixas entre 34.5% dos itens da escala e o GfRI. Os grupos com menor e maior freqüência de uso das estratégias, grupos extremos, tiveram seu desempenho no pós-teste1 do GfRi significativamente diferenciado. Constatou-se discriminação dos grupos extremos em relação ao GfRI quando divididos por gênero, curso, período e turno freqüentado. Tais resultados indicaram evidências de validade divergente para a Escala de Estratégias Metacognitivas de Leitura - universitário.

Palabras clave : avaliação psicológica; psicometria; metacognição.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License