SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Parental evaluation scale (EEP): development, psychometric properties and applicationsReliability and validity of a brief self-report questionnaire for the diagnosis of social phobia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Universitas Psychologica

Print version ISSN 1657-9267

Abstract

LARANJEIRA, Carlos António. Tradução e validação portuguesa do revised life orientation test (LOT-R). Univ. Psychol. [online]. 2008, vol.7, n.2, pp. 469-476. ISSN 1657-9267.

No presente trabalho é descrita a adaptação para a língua portuguesa do Revised Life Orientation Test (LOT-R), que permite a avaliação do Otimismo Disposicional como característica estável. Após ter sido traduzido e retrovertido, com a ajuda de peritos, o LOT-R foi administrado a uma amostra de estudantes universitários (N=790), e foi avaliada a consistência interna, a validade de construto e a validade concorrente. As propriedades psicométricas encontradas atestam a qualidade do instrumento. A análise fatorial mostra que a estrutura de um fator é a mais ajustada, à semelhança da estrutura fatorial encontrada no modelo original. A correlação positiva entre o LOT-R e o Instrumental and Expressive Social Support Scale (IESSS) confirma a hipótese relativa à validade de critério.

Keywords : Psicometria; Bem-estar; Otimismo; Escalas; Avaliação; Psicometría; Escalas sociométricas; Autoimagen.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License