SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Escala de evaluación parental (EEP): desarrollo, propiedades psicométricas y aplicacionesEvaluación de la confiabilidad y la validez de un cuestionario breve de autoinforme para el diagnóstico de la fobia social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Universitas Psychologica

versão impressa ISSN 1657-9267

Resumo

LARANJEIRA, Carlos António. Tradução e validação portuguesa do revised life orientation test (LOT-R). Univ. Psychol. [online]. 2008, vol.7, n.2, pp. 469-476. ISSN 1657-9267.

No presente trabalho é descrita a adaptação para a língua portuguesa do Revised Life Orientation Test (LOT-R), que permite a avaliação do Otimismo Disposicional como característica estável. Após ter sido traduzido e retrovertido, com a ajuda de peritos, o LOT-R foi administrado a uma amostra de estudantes universitários (N=790), e foi avaliada a consistência interna, a validade de construto e a validade concorrente. As propriedades psicométricas encontradas atestam a qualidade do instrumento. A análise fatorial mostra que a estrutura de um fator é a mais ajustada, à semelhança da estrutura fatorial encontrada no modelo original. A correlação positiva entre o LOT-R e o Instrumental and Expressive Social Support Scale (IESSS) confirma a hipótese relativa à validade de critério.

Palavras-chave : Psicometria; Bem-estar; Otimismo; Escalas; Avaliação; Psicometría; Escalas sociométricas; Autoimagen.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License