SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Reliability and validity of a brief self-report questionnaire for the diagnosis of social phobiaEffects of dopamine agonists and antagonists in variable reinforcing environments author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Universitas Psychologica

Print version ISSN 1657-9267

Abstract

PINHEIRO DE PAULA-COUTO, Maria Clara; KOLLER, Sílvia Helena; NOVO, Rosa  and  SANCHEZ-SOARES, Pedro. Adaptação e utilização de uma medida de avaliação da rede de apoio social - diagrama da escolta - para idosos brasileiros. Univ. Psychol. [online]. 2008, vol.7, n.2, pp. 493-505. ISSN 1657-9267.

O objetivo deste estudo foi adaptar uma medida de apoio social - Diagrama da Escolta - para a população idosa e apresentar resultados descritivos sobre a estrutura e a função das redes de apoio da presente amostra. Participaram 15 idosos selecionados de uma amostra maior (N = 81) com idade média de 69.6 anos (SD = 7.45). A aplicação do diagrama foi individual. O Diagrama da Escolta aplicado a idosos mostrou-se um instrumento de fácil aplicação e útil para avaliar a rede social. Destaca-se o fato de o instrumento contemplar aspectos estruturais e funcionais da rede buscando uma análise integrada. Sabe-se que se a estrutura da rede social fornece subsídios para a sua avaliação, é a percepção satisfatória quanto às relações de apoio mantidas, que promove sentimentos de bem-estar individual.

Keywords : Rede de apoio social; Idosos; Modelo da escolta de apoio social; Life-span; Capital social; Anciano frágil; Ayuda estatal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License