SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Evaluación de la confiabilidad y la validez de un cuestionario breve de autoinforme para el diagnóstico de la fobia socialEfecto de agonistas y antagonistas de la dopamina en ambientes de reforzamiento variables índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Universitas Psychologica

versión impresa ISSN 1657-9267

Resumen

PINHEIRO DE PAULA-COUTO, Maria Clara; KOLLER, Sílvia Helena; NOVO, Rosa  y  SANCHEZ-SOARES, Pedro. Adaptação e utilização de uma medida de avaliação da rede de apoio social - diagrama da escolta - para idosos brasileiros. Univ. Psychol. [online]. 2008, vol.7, n.2, pp. 493-505. ISSN 1657-9267.

O objetivo deste estudo foi adaptar uma medida de apoio social - Diagrama da Escolta - para a população idosa e apresentar resultados descritivos sobre a estrutura e a função das redes de apoio da presente amostra. Participaram 15 idosos selecionados de uma amostra maior (N = 81) com idade média de 69.6 anos (SD = 7.45). A aplicação do diagrama foi individual. O Diagrama da Escolta aplicado a idosos mostrou-se um instrumento de fácil aplicação e útil para avaliar a rede social. Destaca-se o fato de o instrumento contemplar aspectos estruturais e funcionais da rede buscando uma análise integrada. Sabe-se que se a estrutura da rede social fornece subsídios para a sua avaliação, é a percepção satisfatória quanto às relações de apoio mantidas, que promove sentimentos de bem-estar individual.

Palabras clave : Rede de apoio social; Idosos; Modelo da escolta de apoio social; Life-span; Capital social; Anciano frágil; Ayuda estatal.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License