SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número19Agentes de la Socialización: Influencia de la Familia y la Escuela en la Elección de la Carrera índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mexicana de Orientación Educativa

versão impressa ISSN 1665-7527

Resumo

TAPIA, María Guadalupe Villegas. La Identificación de Grupos de Asociados y las Representaciones Sociales de la Actividad Docente. Rev. Mex. Orient. Educ. [online]. 2010, vol.7, n.19, pp. 02-12. ISSN 1665-7527.

A identificação de grupos de sócios, uma estratégia para captar as representações sociais da actividade docente. Esta investigação parte do suposto, que os maestros se integram em grupos com a intenção de não se sentir sozinhos e entablar laços de pertence, é nestes grupos que mantêm uma relação de sócios, Berger e Luckman (2003), onde é mais provável que se compartilhem significados e se construam representações sociais, Moscovici (1961). Por isso se decidiu partir de sua identificação se apoiando do sociograma, Moreno (1962), como estratégia para captar o objecto de estudo das RS da Actividade Docente, com o propósito de conhecer os significados que lhe atribuem.

Palavras-chave : identificação; grupos de sócios; subjetividad; actividade docente; representações sociais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )