SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número19La Identificación de Grupos de Asociados y las Representaciones Sociales de la Actividad DocenteExpectativas Profesionales: Un Estudio de Caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mexicana de Orientación Educativa

versão impressa ISSN 1665-7527

Resumo

OLIVEIRA, Vitor Hugo de; RISK, Eduardo Name  e  MELO-SILVA, Lucy Leal. Agentes de la Socialización: Influencia de la Familia y la Escuela en la Elección de la Carrera. Rev. Mex. Orient. Educ. [online]. 2010, vol.7, n.19, pp. 13-17. ISSN 1665-7527.

Este estudo teórico objetiva analisar, à luz da psicologia e da sociologia da educação, a participação da escola e de famílias brasileiras de camadas médias como variáveis que influenciam o processo de eleição da carreira. Segundo Bohoslavsky, o sujeito não é totalmente livre em sua escolha profissional, sendo influenciado pela dinâmica dos vínculos familiares e pela posição de seu grupo no espaço social. Para Bourdieu, a escola pauta-se nos elementos da educação familiar recebida pelos alunos para avaliá-los, outorgando-lhes, posteriormente, diplomas específicos que certificam a posse de um capital escolar, capacitando-os para o mercado de trabalho. Fundamentando-se na proposta de que a subjetividade se constrói psicossocialmente, o conceito de habitus permite compreender a família como universo de reprodução social, portadora de disposições gerais próprias que marcam as estratégias de escolarização emprendidas pelos pais e a trajetória escolar dos fi lhos e, assim, sua eleição e acesso ao ensino superior. A relação entre as determinações psíquicas e sociais da escolha de carreira podem ser melhor compreendidas por meio do conceito de simbolização, entendo-se que a reparação simboliza os confl itos internos, ao mesmo tempo que se pauta em suas condições sociais.

Palavras-chave : orientação profissional; socialização; relações familiares; sociologia da educação; subjetividade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )