SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número19Expectativas Profesionales: Un Estudio de CasoDiagnóstico Transversal sobre Estrategias para el Estudio en Universitarios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mexicana de Orientación Educativa

versão impressa ISSN 1665-7527

Resumo

PINEDA, Juana. Ma. Méndez; SAUCEDO, Fernando Mendoza  e  RODRIGUEZ, Luz Angélica Ramos. Trayectorias Escolares de Alumnos con Capacidades Diferentes. Rev. Mex. Orient. Educ. [online]. 2010, vol.7, n.19, pp. 28-32. ISSN 1665-7527.

Apresentasse nesse artigo os resultados de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo conhecer a trajetória escolar de alunos portadores de necessidades educativas especiais matriculados na UASLP. Foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas em 14 alunos cursando diferentes cursos de graduação da referida universidade. A partir da análise das entrevistas surgiram categorias tais como: Tipo de escolaridade, Apoio dado pela família, Facilidade para a aquisição da autonomia, Atitude dos colegas de classe, Abertura da UASLP no que concerne a inclusão escolar de alunos excepcionais, bem como os recursos necessários para essa iniciativa. Nos resultados se indicam os principais aspectos que promoveram ou bloquearam o processo educacional na trajetória escolar desses alunos. As condições atuais da UASLP, que facilitaram ou dificultaram a carreira acadêmica dos alunos, também, são advertidas.

Palavras-chave : Trajetória escolar; os universitários portadores de necessidades especiais; universidade inclusiva; orientação com atenção à diversidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )