SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número20La Orientación Educativa: Pieza o Accesorio en el Proceso de Modernización del Bachillerato índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mexicana de Orientación Educativa

versão impressa ISSN 1665-7527

Resumo

MEDINA, José Luis Valdez et al. Orientación que Transmiten los Padres a sus Hijos Adolescentes. Rev. Mex. Orient. Educ. [online]. 2011, vol.8, n.20, pp. 02-09. ISSN 1665-7527.

Esta investigaçao teve por objetivo conhecer quais sao as instruçoes que os país procuram transmitir aos seus filhos adolescentes, com a finalidade de que tenham uma vida de qualidade. O trabalho se realizou com uma amostra nao probabilística de tipo intencional, composta por 174 participantes, distribuida equitativamente entre pais e filhos e por sexo. A técnica de redes semánticas naturais foi utilizada como instrumento de captura de dados. As aplicaçoes foram feitas de forma individual. Os resultados mostram que os país aconselham seus filhos para que tenham una vida boa, principalmente através da orientaçao sobre os valores, a fi m de que possam alcançar a superación e o cuidado pessoal, os quais estao particularmente dirigidos ao cumprimento do objetivo psicosociocultural da vida humana, que es o de tentar chegar a ser alguém na vida. Da mesma maneira se observou que se mantém a tendencia a formar aos homens com bases instrumentais, em comparaçao com as instruçoes que sao dadas para as mulheres as quais as conduzem a desenvolver características de personalidad que podem entrar em conflito, devido a que se lhes ensina para que sejam mais instrumentais que antes porém, igualmente, se lhes dirige para que sigam apresentando uma serie de características de personalidad mais expresivas ou afetivas.

Palavras-chave : Instrução; Pais; Crianças; Adolescentes; Ethics.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )