SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número20Orientación que Transmiten los Padres a sus Hijos AdolescentesDesempeño Académico en Hijos de Padres Casados y Divorciados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mexicana de Orientación Educativa

versão impressa ISSN 1665-7527

Resumo

GIL, Guadalupe Escamilla et al. La Orientación Educativa: Pieza o Accesorio en el Proceso de Modernización del Bachillerato. Rev. Mex. Orient. Educ. [online]. 2011, vol.8, n.20, pp. 10-23. ISSN 1665-7527.

Este artigo apresenta o processo de gestação da reforma da atual escola mexicana. O artigo começa com as mudanças estruturais não observado em Ensino Médio, EMS, em nosso país desde 1970. A mudança foi impulsionada por diversas instituições, que realizou ações importantes dos acordos de Educação. Mas acima de tudo, todas essas mudanças e reformas, como resultado da necessidade de resolver os problemas de cobertura, eqüidade, qualidade e níveis de ensino. A importância do presente trabalho é, pois permite observar como a reforma do ensino secundário, RIEMS, quarenta anos mais tarde, responde à mesma necessidade histórica. Posteriormente, com base nessas referências, o artigo trata da consistência da reforma política e sobre aspectos do currículo comum. Em última análise, esta colaboração visa provocar e refletir sobre o alcance e as limitações da prática da orientação educacional no processo de transformação.

Palavras-chave : Reforma do Ensino Secundário; Orientação Educacional; Competências.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )