SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número21Una mirada a la formación del estudiante de posgradoVisiones y Representaciones de Estudiantes a Través del Dibujo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Mexicana de Orientación Educativa

versión impresa ISSN 1665-7527

Resumen

ROBLES-GIL, Pedro Reygadas; GUZMAN, Josefina  y  VARGAS, Héctor Magaña. La Inteligencia Revisitada. Rev. Mex. Orient. Educ. [online]. 2011, vol.8, n.21, pp. 13-23. ISSN 1665-7527.

Toda escola reclama para sim o desenvolvimento da 'inteligência'. No entanto, isso que dá sentido à educação não é nada claro, não constitui em realidade um conceito, senão uma noção altamente polêmica. Por isso faz sentido revisitar sua perspectiva desde um enfoque histórico-crítico, bem como de sua relação com o problema do conhecer e da consciência. O faremos desde o horizonte heterodoxo do transdisciplinario, o transparadigmático e a complejidad, considerando, entre outros pontos de vista, os derivados da psicologia, a lingüística e a filosofi a. A intenção é que o leitor possa, a partir do exposto, desenvolver suas próprias reflexões.

Palabras clave : inteligência; intelecto; sistemas complexos em desenvolvimento; transdisciplina; transparadigmático; complejidad.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )