SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número21La Inteligencia RevisitadaCongruencia entre Intereses, Aptitudes y Elección de Carrera índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mexicana de Orientación Educativa

versão impressa ISSN 1665-7527

Resumo

YANEZ, César Jiménez  e  SOTO, Yessica Martínez. Visiones y Representaciones de Estudiantes a Través del Dibujo. Rev. Mex. Orient. Educ. [online]. 2011, vol.8, n.21, pp. 24-31. ISSN 1665-7527.

A relação entre o discurso e a prática pedagógica nem sempre estão relacionados, o que gera um grande paradoxo. A concordância e/ou os desacordos entre ambas as esferas dos afazeres educativos e a orientação dos estudantes que optam por estudar algum curso relacionado (educação, pedagogia e docência) é o ponto onde se centra nosso trabalho. Com o objetivo de conhecer a visão e a percepção do que é e representa a educação para eles, realizamos uma oficina de semiótica da imagem onde solicitamos a alunos de diferentes escolas normais do estado de Baja Califórnia, no México, que reproduzissem sua visão particular da educação através de um desenho. Assim, através destas representações gráficas, conseguimos nos dar conta sobre que parâmetros concebem o processo e o labor educativo. Ao mesmo tempo, graças aos elementos simbólicos que usaram para representá-los, pudemos identificar e relacionar o conteúdo de seus discursos ante este processo de construção social sobre a educação.

Palavras-chave : Educação; desenho; representação social; formação profi ssional.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )