SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número22Escala: El Suicidio para ayudar a orientadores a evaluar este riesgo en estudiantes mexicanosRevisión de la Escala de Conducta Disocial de 27 Reactivos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mexicana de Orientación Educativa

versão impressa ISSN 1665-7527

Resumo

BELLO, Julio González. Hacia el desarrollo de un Modelo de Orientación Latinoamericana: Criterios fundamentales. Rev. Mex. Orient. Educ. [online]. 2012, vol.9, n.22, pp. 46-51. ISSN 1665-7527.

Durante um longo período do tempo, viu-se o renascimento de diversos aproximações e modelos da orientação. A finalidade, é trazer uma sustentação teórica às práticas que são feitas em cima deste campo profissional. Estes aproximações e modelos da orientação foram desenvolvidos pelo mundo inteiro, incluindo América Latin. Hoje em dia, parece que os países latino-americanos devem iniciar ou reiniciar um processo da reconsideração das nossas bases, aproximações do fundamento ou modelos teóricos. Assim, este papel aponta apresentar alguns critérios básicos para o desenvolvimento de um modelo da orientação para América Latina.

Palavras-chave : Modelo; Modelo da orientação; América Latina; Formação de Profissionais da Orientação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )