SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número23La significación de la Orientación Educativa en estudiantes del 6º grado de bachillerato del plantel 1 de la ENPNecesidades de orientación de padres de estudiantes de telesecundaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Mexicana de Orientación Educativa

versión impresa ISSN 1665-7527

Resumen

FERNANDEZ PEREZ, Jorge A.; ALARCON PEREZ, Lilia; BARAJAS ARROYO, Guadalupe  y  FERNANDEZ BARAJAS, Daniel A.. Regionalización y oferta educativa. La demanda de programas académicos en humanidades en Puebla. Rev. Mex. Orient. Educ. [online]. 2012, vol.9, n.23, pp. 19-29. ISSN 1665-7527.

Nos últimos anos, o ensino superior tem tido uma expansão muito rápida, devido, entre outros fatores, o imperativo de preparar quadros de técnicos, profissionais e de pesquisa para atender as exigências do desenvolvimento econômico, político e social. Com base nessa taxa de crescimento e currículo problemas enfrentados instituições de ensino superior, tem gerado a necessidade de racionalizar e sistematizar as atividades de desenvolvimento curricular realizada neles. O conceito de necessidade social é parte das deficiências identificadas em uma situação ideal, benéficas para o indivíduo e para a comunidade, e cuja satisfação requer a resposta de outros membros da sociedade ou de suas instituições. O objetivo deste estudo foi identificar a demanda por cursos de graduação em ciências humanas oferecidas pela Faculdade de Artes, nas diversas regiões do estado de Puebla, especificamente nas regiões do Chignahuapan-Zacatlán, Teziutlán e Tehuacán, para eles podem ser incorporados ao modelo de regionalização da Universidade Autônoma de Puebla. O método utilizado para este estudo foi descritivo e analítico para realizar um inquérito foi aplicado a 4.075 alunos no último semestre do ensino médio na área de ciências sociais e humanas. Através deste trabalho, apresentamos os resultados obtidos em cada uma das regiões em causa e uma comparação geral mostra que a demanda para cada um dos graus oferecidos na Faculdade de Letras.

Palabras clave : Regionalização; oportunidades educacionais; programas educacionais, humanas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )