SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número23Regionalización y oferta educativa. La demanda de programas académicos en humanidades en PueblaLas académicas como modelo para dedicarse a la investigación en estudiantes de psicología índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mexicana de Orientación Educativa

versão impressa ISSN 1665-7527

Resumo

VALDES CUERVO, Ángel Alberto; URIAS MURRIETA, Maricela  e  ITO BARRERAS, Marco. Necesidades de orientación de padres de estudiantes de telesecundaria. Rev. Mex. Orient. Educ. [online]. 2012, vol.9, n.23, pp. 30-35. ISSN 1665-7527.

Realizou-se um estudo relacional de corte cuantitativo com o propósito de descrever as necessidades de orientação de pais de estudantes de uma Telesecundaria e estabelecer sua relação com características dos pais e os estudantes. Participaram 74 pais e 79 mães seleccionados de maneira não probabilística. Elaborouse ex profeso um instrumento ao que se lhe realizou uma análise factorial com o método máxima verosimilitud e rotación Varimax se extraindo três factores que explicaram o 66.2% da varianza dos puntajes. Seu confiabilidad foi de .91 estabelecida através do Alfa de Cronbach. Os resultados evidenciaron que os pais possuem altas necessidades de orientação em especial no relativo ao abuso de substâncias. Ademais estas necessidades de orientação são maiores nos pais separados e não se relacionaram com características dos filos Concluise que é uma necessidade que o serviço de orientação na escola atenda aos pais dentro de suas acções preventivas.

Palavras-chave : Educação familiar; participação da família; orientação familiar; relação família-escola.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )