SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número23Necesidades de orientación de padres de estudiantes de telesecundariaContribución de la psicología social comunitaria a la formación integral de estudiantes de nivel medio superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mexicana de Orientación Educativa

versão impressa ISSN 1665-7527

Resumo

GUEVARA RUISENOR, Elsa; MEDEL FIGUEROA, Denise  e  GARCIA, Carlos Camilo. Las académicas como modelo para dedicarse a la investigación en estudiantes de psicología. Rev. Mex. Orient. Educ. [online]. 2012, vol.9, n.23, pp. 36-42. ISSN 1665-7527.

O pequeno número de mulheres envolvidas na pesquisa em diversas disciplinas tem gerado preocupação entre a comunidade científica e agências internacionais como a UNESCO, o desperdício de capital humano que ela representa para a ciência. Psicologia, apesar de ser considerada uma disciplina "feminizada" mantém a mesma tendência. Em que um dos factores mencionados na literatura para explicar que esta situação é a falta de modelos a seguir, este projeto propõe-se identificar o papel que os pesquisadores em psicologia, tanto os pioneiros e os modelos atuais, guia e estímulo para os jovens consideram a carreira científica como seu projeto de futuro. Isso foi aplicado um questionário de perguntas abrir para 60 alunos a carreira de psicologia UNAM, 30 homens e 30 mulheres que pediu que as pessoas mencionar pioneiros desta disciplina, os ou os investigadores que sabia, sua intenção de seguir os seus passos e se queria dedicar à investigação. Os resultados mostraram que nenhum estudante poderia nomear um pioneiro mulher em psicologia, que ambos os estudantes e os investigadores companheiros sabem mais do que homens, mas dois terços das pessoas que conhecem um pesquisador mulher pretende seguir seus passos, também destacou o papel da os professores como fatores importantes para carreiras científicas entre os alunos. Estes resultados são discutidos de acordo com gênero e do papel importante que a psicologia conferido aos modelos na prática educativa.

Palavras-chave : modelos; estudantes de psicologia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )