SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número23Las académicas como modelo para dedicarse a la investigación en estudiantes de psicologíaLa UNAM en la oferta nacional de posgrados de calidad índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mexicana de Orientación Educativa

versão impressa ISSN 1665-7527

Resumo

CHAVEZ ZAVALETA, Cuauhtémoc. Contribución de la psicología social comunitaria a la formación integral de estudiantes de nivel medio superior. Rev. Mex. Orient. Educ. [online]. 2012, vol.9, n.23, pp. 43-50. ISSN 1665-7527.

Este artigo propõe uma forma professores podem contribuir para formação integral de os alunos, abordar dimensões horizontais do currículo do nível meio superior, promovendo cônsciênciação e em consequência o sentido psicológico da comunidade, a participação da comunidade e ambientalismo, conformidade com os princípios da psicologia social comunitária. Assim, a estratégia de investigação ação participativa, nós trabalhamos com uma comunidade de alunos. Sua organização para recuperação ambiental de áreas naturais públicas, foi induzida. Os alcances da nossa intervenção som suportados com informações qualitativas reunidas no início, desenvolvimento e no final do processo. Aqui só é de una conclusão sobre uma das dimensões da cônsciênciação: apesar de intervenção comunitária foi breve e tuvo restrições institucionais, nos logramos bem-sucedida promover a presença de elementos constitutivos do sentido psicológico da comunidade.

Palavras-chave : Sentido psicológico de comunidade; psicología social comunitaria; pesquisa ação participativa; comunidade do alunos; intervenção comunitária.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )